BRASIL PONTO A PONTO

30 03 2009

brasil_ponto_a_ponto

A Campanha Brasil Ponto a Ponto, lançada no início de março pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), tem dois grandes objetivos principais. O primeiro é a escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Brasileiro a ser publicado durante 2009 e início de 2010. O Relatório Brasileiro inova em várias áreas: no seu processo de consulta, inédito no mundo; na sua formulação em cadernos; na sua proposta de ser escrito para o grande público e no oferecimento de uma análise crítica e propositiva de novas maneiras de medir o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O segundo grande objetivo da campanha é promover a discussão pública sobre os grandes problemas nacionais dentro de uma perspectiva de desenvolvimento humano. Não se trata de perguntar o que é necessário para melhorar o Brasil, mas sim o que é importante para melhorar a vida das pessoas no Brasil. Segundo o PNUD, seu comprometimento é eminentemente prático: o objetivo da campanha e do relatório a ser produzido é gerar mudanças concretas.

A principal meta da iniciativa é envolver a população na resposta à pergunta:‘O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?’. Segundo o PNUD, o importante é não somente ter as respostas das pessoas, mas promover discussões públicas em programas de TV, jornais, revistas, etc. A campanha não tem uma meta quantitativa – a meta é qualitativa. A proposta é usar instrumentos diversos para escutar pessoas de todos os tipos, reunindo vários tipos diferentes de opiniões. Com isso, o PNUD quer estimular o debate, assumindo um compromisso com a população de que sistematizará suas opiniões e devolverá os resultados com focos concretos e pragmáticos.

Mais informações sobre a campanha Brasil Ponto a Ponto estão no sítio Web da iniciativa: http://www.brasilpontoaponto.org.br

Fonte: http://www.rets.org.br/rets/servlet/newstorm.notitia.apresentacao.ServletDeSecao?codigoDaSecao=58&dataDoJornal=atual


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: